Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Recursos Naturais e Estudos Ambientais

Fauna e Flora - Levantamento e Informatização de Dados sobre Recursos Naturais

Inventários

São listas florística e faunística, acompanhadas ou não de texto e tem como base as informações registradas no banco de dados do Herbário IBGE, situado na Centro de Estudos Ambientais do Cerrado - Reserva Ecológica do Roncador, administrada pela Unidade Estadual do Distrito Federal e do Herbário RADAMBRASIL (HRB) administrado pela Unidade Estadual da Bahia - Gerência de Recursos Naturais, em decorrência das explorações de campo e dos espécimes intercambiados com outros herbários.

Reserva Ecológica do IBGE

Reserva Ecológica do IBGE: ambiente e plantas vasculares

Este trabalho representa o resultado de esforços realizados no sentido de caracterizar esse ambiente e revelar sua riqueza biológica. Reúne informações sobre o clima, litologias, unidades de relevo, hidrografia, tipos de solo e de vegetação, análises sobre a composição e a diversidade da flórula local, e atualiza a lista das espécies de plantas da Reserva anteriormente inventariadas, ampliando significativamente os dados divulgados no volume Reserva ecológica do IBGE, Brasília (DF): lista de plantas vasculares.

Inventário da Fauna Ictiológica Brasileira

Biodiversidade Aquática: Parte I. A Ictiofauna do Distrito Federal

Trabalho elaborado como parte do apoio do IBGE a consolidação do Projeto Zoneamento Ecológico - Econômico da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e Entorno (ZEE - RIDE), no âmbito do Consorcio ZEE Brasil, coordenado pela Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável do MMA. Nesta primeira parte, será apresentada uma caracterização sucinta das comunidades de peixes das três regiões hidrográficas do Distrito Federal, e discutidas as bases para a conservação de sua biodiversidade aquática.

Inventário da Flora de Restinga

Flora das Restingas do Litoral Norte da Bahia - Costa dos Coqueiros e Salvador

O objetivo deste trabalho é possibilitar que a comunidade científica, os órgãos ambientais e a sociedade de uma forma geral, tenham informações sobre a composição florística do Litoral Norte da Bahia. Esta região foi escolhida como prioritária para ser estudada, porque nos últimos anos vem sendo submetida a fortes impactos ambientais, e, mais recentemente, grandes complexos hoteleiros têm-se instalado e modificado profundamente as características naturais.

Inventário da Flora Brasileira

Flora Vascular do bioma Cerrado

Neste trabalho são apresentadas listas que compilam os dados disponíveis referentes à composição florística do bioma Cerrado. Objetiva-se assim contribuir para a formação de bases mais sólidas para o conhecimento de sua riqueza e diversidade, tornando essas informações acessíveis tanto para o meio científico quanto para os planejadores governamentais e comunidade em geral.