Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English
A- A+

Sistematização das Informações sobre Recursos Naturais

Publicações

Manual Técnico de Geomorfologia

Os Manuais Técnicos de Geociências têm sido divulgados, a partir de 1991, com o objetivo de uniformizar e definir critérios para os trabalhos realizados pela Instituição, no âmbito nacional, e contribuir para a disponibilização de metodologias e padronizações também no campo extrainstitucional.

Com o lançamento desta publicação, o IBGE tem a satisfação de apresentar à sociedade brasileira uma versão ampliada e atualizada do Manual técnico de geomorfologia, que contempla as modificações e a evolução do mapeamento geomorfológico - especialmente na área da interpretação de imagens em meio digital, geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficas integrados a Banco de Dados - implementadas desde a versão originalmente publicada em 1995, baseada na utilização de imagens de radar.

A publicação, vastamente ilustrada, destaca os principais avanços e aprimoramentos ocorridos desde então, apresenta os novos conceitos neste campo de estudo, e destaca a importância da incorporação das novas ferramentas tecnológicas ao processo de trabalho, buscando pormenorizar as particularidades dessas inovações na interpretação do relevo em trechos onde são analisadas as propriedades e as possibilidades dos sensores ora empregados. São descritas as técnicas de interpretação geomorfológica mais utilizadas, incluindo-se, nesta oportunidade, a etapa do processamento digital de imagens, entre outras considerações de natureza metodológica. Informações complementares sobre o tema são apresentadas em Apêndices, ao final da publicação.

Este Manual constitui obra de referência para novos trabalhos no campo da compreensão e representação da forma contemporânea de estudos do relevo.

O conjunto dessas informações também está disponível no CD-ROM que acompanha a publicação e no portal do IBGE na Internet.