Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Recursos Naturais e Estudos Ambientais

Introdução

O IBGE detém um significativo acervo referente a recursos naturais, armazenado em banco de dados, cuja configuração permite a geração de informações derivadas de grande valia no gerenciamento desses recursos e na avaliação da qualidade ambiental. Esse acervo vem sendo progressivamente enriquecido ao longo do tempo.

A incorporação do Projeto RADAM à Instituição representou importante contribuição para esse enriquecimento, aportando dados temáticos obtidos no decorrer do levantamento sistemático que cobriu todo o território nacional. Os estudos específicos dedicados à geologia, geomorfologia, solos, vegetação, clima e uso da terra preencheram "vácuos" de informação e se somaram ao volumoso conjunto de dados já existente. No entanto, o acúmulo de uma quantidade vasta e heterogênea de informações teria pouco valor prático se não se implantasse uma estrutura hábil de manipulação e recuperação dos dados, realizando, ao mesmo tempo, uma atualização constante.

Alguns produtos vêm sendo elaborados na esfera dos zoneamentos e diagnósticos ambientais, nos quais o processamento de dados básicos é um estágio imprescindível dos estudos, orientando não apenas no gerenciamento dos recursos disponíveis, mas facultando prognósticos cientificamente embasados quanto aos efeitos decorrentes de sua exploração.

Comissão Nacional de Cartografia Banco de Dados Geodésicos Atlas Geográfico Escolar - Saiba mais!