Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Geografia

Áreas Especiais

Cadastro de Municípios localizados na Região Semiárida do Brasil

Descrição

Cadastro dos municípios brasileiros localizados na Região Semiárida do país, com uma extensão total de 982.563,3 km². Dessa área, a Região Nordeste concentra em torno de 89,5%, abrangendo a maioria dos estados nordestinos, com a exceção do Maranhão, e o Estado de Minas Gerais, situado na Região Sudeste, possui os 10,5% restantes (103.589,96 km²). A Região Semiárida foi delimitada com base na isoieta de 800 mm, no Índice de Aridez de Thorntwaite de 1941 (municípios com índice de até 0,50) e no Risco de Seca (superior a 60%).

Como reflexo das condições climáticas dominantes de semiaridez, a hidrografia é pobre, em seus amplos aspectos. As condições hídricas são insuficientes para sustentar rios caudalosos que se mantenham perenes nos longos períodos de ausência de precipitações. Constitui-se exceção o rio São Francisco. Devido às características hidrológicas que possui, as quais permitem a sua sustentação durante o ano todo, o rio São Francisco adquire uma significação especial para as populações ribeirinhas e da zona do Sertão.

Objetivo

A finalidade principal é a identificação das unidades político-administrativas do Brasil localizadas na Região Semiárida brasileira, a qual se habilita a tratamento específico em função de suas características climáticas.

Referências Jurídicas/Administrativas

    - Portaria Nº 89, de 16 de março de 2005, do Ministério da Integração Nacional;

    - Relatório Final do Grupo de Trabalho Interministerial para Redelimitação do Semiárido Nordestino e do Polígono das Secas.


Documentação


Mapas (arquivos em formato PDF)