Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Geografia

Ligações Rodoviárias e Hidroviárias - 2016

O projeto Redes e Fluxos do Território constitui uma linha de investigação permanente do IBGE, que tem por objetivo analisar os relacionamentos e as ligações entre as cidades brasileiras, sua acessibilidade e a configuração espacial de suas trocas, quer de natureza material (pessoas, mercadorias, cargas), quer imaterial (informações, ordens, dinheiro).

Dando continuidade à divulgação de estudos no âmbito do projeto, o presente volume aborda o tema em uma de suas dimensões materiais: os sistemas de transporte interurbano de passageiros no País. Buscou-se avaliar quais são as porções do território mais bem interconectadas, especificar as cidades brasileiras mais acessíveis e centrais, bem como detectar as regiões que se caracterizam por um maior isolamento, cujas cidades são relativamente mais distantes e de mais difícil acesso. Para tanto, foi realizado um levantamento primário dos dados em todo o conjunto dos municípios brasileiros, no qual a Rede de Agências do IBGE aplicou questionários nos guichês dos terminais rodoviários e hidroviários e nos pontos de transporte alternativos/informais intermunicipais. Os dados coletados permitiram identificar as cidades diretamente acessíveis a partir de uma origem, qualificando as ligações pela quantidade de saída de veículos (frequência), tipo de veículo, tempo de deslocamento e preço.

A publicação inclui ainda notas técnicas, com os procedimentos operacionais adotados na elaboração da pesquisa, entre outras considerações de natureza metodológica, e análises sobre as ligações de transporte público intermunicipal nacional e internacional, ilustrados com mapas e tabelas.

As informações ora divulgadas buscam dar conta da interligação entre os municípios, do movimento de atração que os centros urbanos realizam para o consumo de bens e serviços e da conectividade a longa distância das cidades brasileiras, criando uma base de dados integrada sobre diversas modalidades de transporte e com total cobertura do Território Nacional.