Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Geografia

Dinâmica Territorial da Produção Agropecuária - A Geografia do Café

Com o lançamento desta publicação, o IBGE traz a público os primeiros resultados do Projeto Dinâmica Territorial da Produção Agropecuária, que tem por objetivo acompanhar o deslocamento espacial e revelar a geografia contemporânea dos principais produtos desse importante segmento econômico. Para tal, foram selecionados aqueles que, ao longo do tempo, alcançaram uma expressão relevante na estruturação do espaço rural brasileiro, como é o caso do café, cuja importância histórica, tanto economicamente, quanto no que diz respeito ao povoamento do território brasileiro, o credencia para inaugurar esta divulgação.

Na elaboração do presente estudo, foram utilizadas informações provenientes da Produção Agrícola Municipal - PAM, entre os anos de 1975 e 2013, do Censo Agropecuário 2006, bem como da Pesquisa de Estoques e do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, ambas referentes a 2013, as quais permitiram traçar a trajetória geográfica do café no Território Nacional. Além dessas bases de dados internas, o presente estudo contou ainda com estatísticas sobre a exportação de commodities agrícolas oriundas da Secretaria de Comércio Exterior - SECEX.

Tais são os olhares que ajudam a decifrar o Brasil contemporâneo, que tem seu território rearticulado e, ao mesmo tempo, fragmentado continuamente a partir de interesses de toda ordem, provenientes das escalas global, nacional, regional e local. São eles, também, que tornam o conhecimento geográfico imprescindível para se entender o presente e para prospectar o futuro de um País de dimensões continentais, cuja análise impõe a releitura de realidade regionais em constante transformação.

Espera-se que os resultados ora divulgados possam subsidiar a consolidação de um quadro geográfico de referência para a divulgação e a análise estatísticas, essencial ao aprofundamento da complexa realidade territorial do Brasil contemporâneo.