Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Geografia

Introdução

A área geográfica do IBGE possui como característica definidora a produção de informações de caráter multi-temático das dimensões da realidade nacional: física, urbana, rural, econômica, social, política, onde inúmeros elementos e atores marcam a dinâmica sócio-espacial. A geografia contemporânea, então, desenvolve-se e renova-se na tentativa de dar conta das formas e processos de organização do território.

Neste sentido, as tecnologias de mapeamento temático digital e de análises apoiadas em sistemas de informações geográficas sustentam a crescente elaboração de modelos de divisões regionais, necessárias à apreensão das diferenças e das diversidades espaciais, utilizando escalas geográficas adequadas aos fenômenos analisados.

Ao produzir informações que incorporam e articulam dados estatísticos, sócio-econômicos, bases cartográficas e informações de recursos naturais, a geografia participa não só da elaboração de bases territoriais - necessárias ao levantamento e divulgação das informações produzidas pelo IBGE - mas também da formação de conhecimento do quadro territorial nacional. A descrição e análise da organização e da gestão do território nacional atendem às necessidades do governo e da sociedade, possibilitando direcionar levantamentos estatísticos e subsidiar a formulação e o monitoramento de políticas territoriais.

Comissão Nacional de Cartografia Banco de Dados Geodésicos Atlas Geográfico Escolar - Saiba mais!