Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Geodésia

PPP em tempo real

A Coordenação de Geodésia do IBGE passou a disponibilizar através do servidor “caster” NTRIP um novo serviço chamado “Posicionamento por Ponto Preciso em tempo real”, ou simplesmente “PPP em tempo real”. O Projeto IGS em tempo real desenvolveu uma forma de acesso às órbitas e erros dos relógios precisos, através de correções inseridas nas mensagens transmitidas em tempo real.

Sendo assim, para a realização do PPP em tempo real o usuário deve dispor de um receptor que envie os dados para um PC, através do formato RTCM 3.0, e ter acesso aos fluxos de correção, à órbita e ao relógio disponibilizados através do servidor "caster "do IBGE. Os fluxos de correção são usados para realizar o processamento juntamente com o fluxo de dados GNSS que está sendo recebido no aplicativo cliente BNC (BKG NTRIP Client) no PC. O aplicativo BNC está disponível em (http://igs.bkg.bund.de/ntrip/download).

Os fluxos de correções e órbitas recebem as seguintes identificações no servidor "caster "do IBGE:

Identificação ou Mountpoint Sistema de Referência GNSS Descrição
IGS03 ITRF2008 GPS+GLONASS Correções às órbitas e relógio
SIRGAS200001 SIRGAS2000 GPS Correções às órbitas e relógio
SIRGAS200002 SIRGAS2000 GPS+GLONASS Correções às órbitas e relógio
RTCM3EPH GPS Assistido GPS+GLONASS Órbitas transmitidas

O usuário cadastrado no serviço RBMC-IP possui automaticamente acesso aos fluxos relacionados acima, sendo que para uma solução SIRGAS devem ser selecionados os fluxos SIRGAS00001 (somente para receptores GPS) ou SIRGAS0002 (para receptores GNSS) e RTCM3EPH. Esses fluxos são recebidos pelo aplicativo cliente BNC através do IP 186.228.51.52 porta 2101.

Vale lembrar que não é recomendado que o usuário utilize uma rede corporativa protegida por firewall ou que necessite de um proxy para acessar à Internet, pois dessa forma o serviço pode não funcionar.