Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English
A- A+

Cartografia

Introdução

O IBGE elabora cartas topográficas e mapas delas derivados - nacionais, regionais, estaduais e municipais -, que constituem as bases sobre as quais se operacionalizam esses levantamentos e são representados seus resultados, em uma abordagem homogênea e articulada do território nacional. Para tanto, vem produzindo o mapeamento topográfico do País de forma sistemática, em escalas padronizadas, de acordo com o grau de desenvolvimento instalado ou projetado no território.

Considerando-se as perspectivas de mudanças da sociedade, é necessário a articulação dos diferentes níveis governamentais, através dos órgãos que se utilizam da cartografia como ferramenta para seus projetos. Nesse sentido, o IBGE, com base na sua experiência acumulada em decorrência da sua atuação no Sistema Cartográfico Nacional, através do desenvolvimento do Plano de Dinamização da Cartografia, vem estabelecendo contatos e parcerias com órgãos federais e estaduais para identificação dos interesses mútuos e conseqüente desenvolvimento de trabalhos voltados para a geração de uma Mapoteca Topográfica Digital em nível nacional.

Nesse contexto, vê-se o IBGE como um dos mentores para a elaboração de um Plano Cartográfico Nacional que contemple as necessidades atuais do País e gestor desta mapoteca nacional, para que sejam canalizados os esforços e otimizados os recursos, de modo a integrar uma produção cartográfica organizada, consistente e ágil na veiculação e uso de informações territoriais e de gestão.

Novidades
  Mudança do Referencial Geodésico

Comissão Nacional de Cartografia Banco de Dados Geodésicos Atlas Geográfico Escolar - Saiba mais!