Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios

Síntese de Indicadores 2013 - 2a edição

Empenhado no contínuo aprimoramento de seus estudos e pesquisas, o IBGE apresenta, nesta segunda edição da publicação, as correções dos erros verificados no processo de expansão da amostra da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD 2013. Tais erros provocaram alterações em relação aos resultados anteriormente divulgados para sete estados: Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Tal como na primeira edição, a publicação traz uma síntese das principais informações da pesquisa referentes a 2012 e 2013. Com indicadores socioeconômicos para o Brasil e as Grandes Regiões e indicadores básicos para as Unidades da Federação, a publicação divulga também séries de rendimento para o período de 2004 a 2013. Esses resultados abarcam os temas investigados – Dados gerais, Migração, Educação, Trabalho, Famílias, Domicílios, Rendimento e Acesso à Internet e posse de telefone móvel celular. Os comentários contemplam, em grande parte, os principais indicadores socioeconômicos e demográficos dos dois últimos anos. Há, também, comparações históricas, considerando o período de 2001 a 2013, cujos resultados foram harmonizados com a cobertura geográfica da PNAD existente até 2003, quando a pesquisa abrangia todo o País exceto as áreas rurais de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.

A publicação inclui ainda notas técnicas, em que se destacam os conceitos e definições utilizados na pesquisa, considerações de natureza metodológica que permitem conhecer os principais aspectos de sua evolução histórica, e o plano de amostragem. Em complemento a essas informações, encontram-se listados, ao final da publicação, todos os tópicos investigados pela pesquisa desde 1992.

No CD-ROM que acompanha a publicação, são disponibilizados os conteúdos dos dois volumes impressos; o plano tabular completo da PNAD para o período de 2004 a 2013, excetuando-se 2010, ano em que a pesquisa não foi a campo em virtude da realização do Censo Demográfico; um conjunto de tabelas sobre trabalho das crianças e adolescentes, em complemento às do tema trabalho; e informações tabuladas de 2013 para todos os níveis de divulgação da pesquisa – Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e nove Regiões Metropolitanas. Em acréscimo a esse conjunto, constam também no CD-ROM os coeficientes de variação associados a todas as estimativas constantes nas tabelas de resultados divulgadas nesta publicação, bem como os instrumentos de coleta da pesquisa.

Essas informações atualizadas estão disponíveis no portal do IBGE na Internet, onde também podem ser encontrados os microdados da pesquisa para facilitar a exploração de sua base de dados segundo perspectivas diversas.

Algumas publicações sobre os temas: