Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - 2009

Síntese de Indicadores 2009

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD investiga anualmente, de forma permanente, características gerais da população, de educação, trabalho, rendimento e habitação e outras, com periodicidade variável, de acordo com as necessidades de informação para o País, como as características sobre migração, fecundidade, nupcialidade, saúde, segurança alimentar, entre outros temas. O levantamento dessas estatísticas constitui, ao longo dos 42 anos de realização da pesquisa, um importante instrumento para formulação, validação e avaliação de políticas orientadas para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria das condições de vida no Brasil.

Com esta publicação, o IBGE traz a público uma síntese dos principais indicadores da PNAD em variados períodos. Além de indicadores socioeconômicos para o Brasil e as Grandes Regiões e de indicadores básicos para as Unidades da Federação, referentes a 2008 e 2009, a publicação divulga, também, séries de rendimento para o período de 2004 a 2009, refletindo a abrangência geográfica completa do País alcançada pela pesquisa em 2004, bem como as séries de 1999 a 2009, cujas estatísticas para o período de 2004 a 2009 foram construídas para a cobertura geográfica vigente até 2003. Esses resultados contemplam os temas básicos investigados – Dados gerais; Migração; Educação; Trabalho; Famílias; Domicílios; Rendimento; e Acesso à Internet e posse de telefone celular – e são acompanhados de comentários. Os textos analíticos têm como base comparativa indicadores de 2004 a 2009, anos em que a pesquisa foi realizada em todo Território Nacional, sendo efetuados, também, alguns comentários a partir de 1992, com os dados harmonizados, ou seja, com abrangência geográfica que exclui a região rural dos Estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.

A publicação inclui, ainda, notas técnicas em que se destacam os conceitos e definições utilizados na pesquisa, considerações de natureza metodológica que permitem conhecer os principais aspectos de sua evolução histórica, e o plano de amostragem. Em complemento a essas informações, encontram-se listados, ao final da publicação, todos os tópicos investigados pela pesquisa, desde 1992, relativamente às seguintes características: unidade domiciliar; dados gerais dos moradores; migração; educação; trabalho das crianças de 5 a 9 anos de idade; trabalho; e fecundidade.

No CD-ROM que acompanha esta Síntese, além das séries de indicadores de rendimento de 1999 a 2009 já mencionadas, são disponibilizados, ainda, os conteúdos dos dois volumes impressos; o plano tabular completo da PNAD para o período de 2004 a 2009; um conjunto de tabelas sobre trabalho infantil, em complemento às do tema trabalho; e as informações tabuladas de 2009 para todos os níveis de divulgação da pesquisa – Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e nove Regiões Metropolitanas. Em acréscimo a esse conjunto de informações da pesquisa, são fornecidos os coeficientes de variação associados a todas as estimativas constantes nas tabelas de resultados divulgadas nesta publicação, e os instrumentos de coleta utilizados.

Volume Brasil 2009

Com esta publicação, o IBGE traz a público os resultados da PNAD realizada em 2009, fornecendo um detalhado conjunto de informações sobre a população brasileira, em seus múltiplos aspectos. A publicação inclui, ainda, notas técnicas em que se destacam os conceitos e definições utilizados na pesquisa, considerações de natureza metodológica que permitem conhecer os principais aspectos de sua evolução histórica, e o plano de amostragem. Em complemento a essas informações, encontram-se listados, ao final da publicação, todos os tópicos investigados pela pesquisa, desde 1992, relativamente às seguintes características: unidade domiciliar; dados gerais dos moradores; migração; educação; trabalho das crianças de 5 a 9 anos de idade; trabalho; e fecundidade.