Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English
A- A+

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios

Aspectos Complementares de Educação, Afazeres Domésticos e Trabalho Infantil - 2006

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD 2006 investigou, como temas suplementares resultantes de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o acesso a transferências de renda de programas sociais – objeto de publicação específica – bem como os aspectos complementares de educação de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos de idade, o exercício e trabalho e de afazeres domésticos do contingente de 5 a 17 anos de idade.

Com este lançamento, o IBGE divulga os resultados obtidos na pesquisa desses três últimos temas, proporcionando, assim, u m entendimento mais abrangente da situação socioeconômica das crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade, para o conjunto do País, Grandes Regiões e Unidades da Federação. A análise dos resultados, ilustrada por tabelas e gráficos, ressalta as questões mais relevantes dessa investigação, notadamente no que diz respeito à complementação de alguns aspectos da escolaridade, cujos indicadores básicos são regularmente investigados pela PNAD, e, também, no que concerne à inserção da mão-de-obra infantil em atividades laborativas e afazeres domésticos.

A publicação inclui, ainda, o plano de amostragem da pesquisa bem como um glossário contendo os termos e conceitos considerados essenciais para a compreensão dos resultados. O CD-ROM que a acompanha contém, além das informações do volume impresso, os coeficientes de variação associados às estimativas apresentadas nas tabelas de resultados.

Essas informações, também disponíveis no portal do IBGE na Internet, constituem valiosa fonte de informações sobre o perfil das crianças e adolescentes do País.

Outras publicações sobre os temas:

Aspectos complementares de educação e acesso a transferências de renda de programas sociais 2004

Trabalho infantil 2001