Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English
A- A+

Acesso e utilização de serviços de saúde

Acesso e utilização de serviços de saúde - 2003

Esta publicação divulga informações selecionadas sobre as características de saúde da população brasileira, tema suplementar da Pesquisa por Amostra de Domicílios - PNAD 2003, realizada em convênio entre o IBGE e o Ministério da Saúde.

Apresenta um perfil das necessidades em saúde no País, a partir de declarações sobre a auto-avaliação do estado de saúde das pessoas, restrição das atividades habituais e doenças crônicas informadas, bem como sobre o acesso e utilização dos serviços, tipos de cobertura dos planos de saúde e atendimento no Sistema Único de Saúde - SUS. Inclui uma análise dos resultados apresentados, a conceituação das características investigadas e o plano de amostragem da pesquisa.

O CD-ROM que acompanha a publicação contém, além das informações do volume impresso, os resultados deste tema suplementar da PNAD para grandes regiões, unidades da federação, regiões metropolitanas selecionadas e Distrito Federal, bem como o plano tabular da pesquisa básica de 2003, que foi regerado para incorporar a revisão das projeções de população divulgadas em 2004.

Informações mais aprofundadas obtidas pela pesquisa estão disponíveis sob a forma de microdados, em CD-ROM separado.

Constitui importante fonte de informações para a formulação, acompanhamento e avaliação das políticas de saúde, subsidiando, também, o desenvolvimento de pesquisas na área de Saúde Pública.