Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Tábuas Completas de Mortalidade

Tábuas Completas de Mortalidade – 2010

Em cumprimento ao disposto no Art. 2o do Decreto no 3.266, de 29 de novembro de 1999, o IBGE divulga, anualmente, até o dia primeiro de dezembro de cada ano, a Tábua Completa de Mortalidade para o total da população brasileira, referente ao ano anterior. Essas informações subsidiam o cálculo do fator previdenciário, por parte do Ministério da Previdência Social, para fins das aposentadorias das pessoas regidas pelo Regime Geral da Previdência Social.

A Tábua de Mortalidade de 2010 é uma projeção com base na mortalidade calculada para os anos de 1980, 1991 e 2000, as quais resultaram de ampla discussão durante uma Oficina de Trabalho entre técnicos da Coordenação de População e Indicadores Sociais - COPIS, do IBGE, e do Centro Latinoamericano y Caribeño de Demografia - CELADE, Divisão de População da Comisión Económica para América Latina y el Caribe - CEPAL, realizada no período de 24 a 28 de março de 2003, em Santiago, Chile.

O IBGE informa antecipadamente à sociedade que a Tábua de Mortalidade de 2011, a ser divulgada em 29 de novembro de 2012, incorporará as informações mais recentes sobre população e óbitos, por sexo e idade, provenientes do Censo Demográfico 2010, e as estatísticas vitais oriundas da pesquisa Estatísticas do Registro Civil do mesmo ano. Trata-se de um procedimento necessário de atualização, quando se trabalha com indicadores e/ou modelos demográficos prospectivos. Além disso, o desenvolvimento desta atividade cumpre, também, o propósito de gerar parâmetros atualizados da mortalidade do Brasil para serem incorporados à Projeção da População por Sexo e Idade para o Período 1980-2050 - Revisão 2012.