Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Estatísticas do Registro Civil 2004

Estatísticas do Registro Civil 2004

Apresenta informações sobre os fatos vitais ocorridos no País, reunindo a totalidade dos registros de nascidos vivos, óbitos e óbitos fetais, bem como sobre os casamentos, informados pelos Cartórios do Registro Civil de Pessoas Naturais, além de informações sobre as separações judiciais e divórcios declarados pelas Varas de Família, Foros ou Varas Cíveis.

Desde 2003, no conjunto de nascimentos considerados como do ano constam, também, aqueles ocorridos no ano de referência da pesquisa e registrados até o final do primeiro trimestre do ano subseqüente. Esta nova totalização dos registros de nascimentos permite contabilizar no cálculo das estimativas de sub-registro uma parcela de eventos até então não considerada. Conseqüentemente, essa parcela de registros de nascimentos é subtraída do somatório de registros tardios.

A publicação traz a conceituação das características investigadas no levantamento e análise das informações apresentadas, com ênfase na baixa cobertura dos registros de nascimentos e óbitos de menores de um ano, sobretudo nas Regiões Norte e Nordeste do País.

Essas informações também estão disponíveis no CD-ROM que acompanha a publicação.

As estatísticas do registro civil constituem importante instrumento para o acompanhamento da evolução da população brasileira, o monitoramento do exercício da cidadania e a implementação de políticas públicas, especialmente na área da Saúde.