Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa Nacional de Saúde

Pesquisa Nacional de Saúde 2013

Indicadores de saúde e mercado de trabalho

Brasil e Grandes Regiões

A Pesquisa Nacional de Saúde - PNS visou coletar informações sobre o desempenho do sistema nacional de saúde no que se refere ao acesso e uso dos serviços disponíveis e à continuidade dos cuidados, bem como sobre as condições de saúde da população, a vigilância de doenças crônicas não transmissíveis e os fatores de risco a elas associados.

O primeiro volume de resultados da pesquisa contemplou a percepção individual da saúde em variadas dimensões, os fatores de risco relacionados ao consumo alimentar, ao uso do álcool, à prática de atividade física e ao tabagismo, além dos agravos decorrentes de hábitos inadequados. O segundo volume, com múltiplas abordagens, teve como foco o acesso e uso dos serviços de saúde, cobertura do Programa Saúde da Família, cobertura de planos de saúde, saúde bucal, atendimento médico, acidentes e violência, trazendo, complementarmente, informações sobre presença de cães e gatos nos domicílios, vacinação de animais, dengue, e visitas de agentes de endemias. O terceiro volume apresentou indicadores específicos para alguns grupos populacionais e faixas etárias distintas, discorrendo sobre a saúde de crianças menores de 2 anos de idade, saúde da mulher, inclusive atendimento pré-natal e assistência ao parto, pessoas com deficiência e aspectos de funcionalidade da pessoa idosa.

Ao encerrar a divulgação dos resultados desta primeira edição da pesquisa, realizada em convênio com o Ministério da Saúde, o IBGE apresenta alguns dos indicadores tratados nos volumes anteriores, quando foram desagregados por sexo, grupos de idade, cor ou raça e escolaridade, sob uma nova perspectiva – o mercado de trabalho. A publicação inclui notas técnicas com considerações metodológicas sobre a pesquisa e glossário com os termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados.

As informações ora divulgadas também podem ser acessadas no portal do IBGE na Internet, que disponibiliza ainda o plano tabular completo da PNS, por condição na ocupação, para Brasil e Grandes Regiões, com os intervalos de confiança associados a todas as estimativas constantes nas tabelas. Com tais resultados, o Ministério da Saúde e o IBGE ampliam consideravelmente o conhecimento sobre as características de saúde da população brasileira, oferecendo às instâncias executivas e legislativas, aos profissionais e pesquisadores, aos Conselhos de Saúde e aos demais agentes interessados no tema um amplo conjunto de informações necessárias à formulação, acompanhamento e avaliação das políticas relacionadas a esse importante setor.

Publicações complementares:

Pesquisa nacional de saúde 2013: percepção do estado de saúde, estilos de vida e doenças crônicas: Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação

Pesquisa nacional de saúde 2013: acesso e utilização dos serviços de saúde, acidentes e violências: Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação

Pesquisa nacional de saúde 2013: ciclos de vida: Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação


Análise dos dados da PNS utilizando o software R