Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa Nacional de Saúde

Pesquisa Nacional de Saúde 2013

Ciclos de vida

Brasil e Grandes Regiões

O IBGE, com a presente publicação, dá continuidade à divulgação dos resultados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em convênio com o Ministério da Saúde.

Este volume temático traz uma breve descrição da pesquisa, o plano de amostragem e comentários sobre as condições de saúde da população brasileira, tendo como enfoque indicadores de saúde específicos para alguns grupos e faixas etárias distintos. Destacam-se, nesta edição, aspectos relacionados à saúde de crianças menores de 2 anos de idade (consultas médicas, aleitamento materno, testes de diagnóstico precoce - pezinho, orelhinha e olhinho); saúde da mulher (exames preventivos, menarca e menopausa, planejamento familiar, contracepção); atendimento pré-natal e assistência ao parto (número de consultas, exames realizados, tipo do parto, peso ao nascer); pessoas com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual); e funcionalidade da pessoa idosa (atividades de vida diária e atividades instrumentais de vida diária, apoio social, cirurgia de catarata, vacinação contra a gripe). Um glossário, ao final da publicação, reúne os termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão desses resultados.

O CD-ROM que acompanha a publicação reproduz o volume impresso e contém tabelas com informações desagregadas por sexo, grupos de idade, nível de instrução e cor ou raça, para os seguintes recortes: Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação. Além das tabelas com indicadores e respectivos intervalos de confiança, são disponibilizadas, igualmente, tabelas com os valores absolutos e os coeficientes de variação das estimativas.

Com esses resultados, o Ministério da Saúde e o IBGE ampliam consideravelmente o conhecimento sobre as características de saúde da população brasileira, oferecendo às instâncias executivas e legislativas, aos profissionais e pesquisadores, aos Conselhos de Saúde e aos demais agentes interessados no tema um amplo conjunto de informações necessárias à formulação, acompanhamento e avaliação das políticas relacionadas a esse importante setor.

O conjunto dessas informações também está disponível no portal do IBGE na Internet. Outras informações da pesquisa serão oportunamente divulgadas.

Publicações complementares:

Pesquisa nacional de saúde 2013: percepção do estado de saúde, estilos de vida e doenças crônicas: Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação

Pesquisa nacional de saúde 2013: acesso e utilização dos serviços de saúde, acidentes e violências: Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação


Análise dos dados da PNS utilizando o software R