Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa Nacional de Saúde

Pesquisa Nacional de Saúde 2013

Acesso e utilização dos serviços de saúde, acidentes e violências
Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação

O IBGE, com a presente publicação, dá continuidade à divulgação dos resultados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em convênio com o Ministério da Saúde.

Este volume temático traz uma breve descrição da pesquisa, o plano de amostragem e comentários sobre as condições de saúde da população brasileira, tendo como enfoque aspectos relacionados ao acesso e utilização dos serviços de saúde, cobertura do Programa Saúde da Família, cobertura de plano de saúde, saúde bucal, acidentes de trânsito e violências, acrescidos de outros temas e indicadores, como percepção de discriminação nos serviços de saúde, presença de cães e gatos no domicilio, vacinação de animais e dengue. Os resultados sobre as características dos domicílios, também contemplados no presente volume, possibilitam conhecer as necessidades e o acesso da população aos serviços de saúde em conjunto com os tradicionais determinantes sociodemográficos e os indicadores contextuais de habitação e saneamento. Um glossário, ao final da publicação, reúne os termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão desses resultados.

O CD-ROM que acompanha a publicação reproduz o volume impresso e contém tabelas com informações desagregadas por sexo, grupos de idade, nível de instrução e cor ou raça, para os seguintes recortes: Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação. Para os Municípios das Capitais e o Distrito Federal, são apresentadas as estimativas totais e por sexo. Além das tabelas com indicadores e respectivos intervalos de confiança, são disponibilizadas, igualmente, tabelas com os valores absolutos e os coeficientes de variação das estimativas.

Outros volumes temáticos com resultados da pesquisa serão oportunamente divulgados.

Com a disponibilização de mais essa base de dados, o Ministério da Saúde e o IBGE ampliam consideravelmente o conhecimento sobre as características de saúde da população brasileira, oferecendo às instâncias executivas e legislativas, aos profissionais e pesquisadores, aos Conselhos de Saúde e aos demais agentes interessados no tema um amplo conjunto de informações necessárias à formulação, acompanhamento e avaliação das políticas relacionadas a esse importante setor.

O conjunto dessas informações também está disponível no portal do IBGE na Internet.

Publicação complementar:
Pesquisa nacional de saúde 2013: percepção do estado de saúde, estilos de vida e doenças crônicas: Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação


Análise dos dados da PNS utilizando o software R