Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009

Antropometria e estado nutricional de crianças, adolescentes e adultos no Brasil

Com o lançamento desta publicação, o IBGE oferece ao público um novo conjunto de resultados da Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF 2008-2009, cuja realização, apenas seis anos após a edição anterior do levantamento, é fruto de parceria com o Banco Mundial, no âmbito do Projeto de Assistência Técnica de Desenvolvimento Humano - HD TAL (Human Development Technical Assistance Loan), e de convênio com o Ministério da Saúde. Fundamentais para a redução do intervalo de tempo entre duas realizações de uma investigação de abrangência nacional desta natureza, os recursos e o apoio técnico disponibilizados propiciaram a obtenção de insumos material e técnico empregados nesta edição da pesquisa como também a elaboração de estudos e testes com vistas ao seu aprimoramento e à implantação futura de POFs contínuas.

Dando prosseguimento à divulgação das informações da pesquisa, iniciada com a publicação Pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009: despesas, rendimentos e condições de vida, este volume traz os resultados relativos às medidas antropométricas das crianças, adolescentes e adultos, investigados no âmbito desse levantamento. Para a análise dos resultados, o IBGE contou com a contribuição de técnicos do Ministério da Saúde e também com especialistas em nutrição, de reconhecida experiência e competência, mobilizados por aquele Ministério, sendo utilizada, como padrão de referência para comparações das medidas para idade e sexo, a curva de crescimento estabelecida pelo WHO Multicentre Growth Reference Study Group, da Organização Mundial da Saúde - OMS. Além do perfil do crescimento e da evolução do peso das crianças, adolescentes e adultos, é apresentada uma análise do estado nutricional com base nos índices antropométricos indicados para avaliação desses grupos populacionais. Destacam-se, para algumas abordagens, comparações com pesquisas anteriores. As informações divulgadas para Brasil contemplam as situações urbana e rural. Para as Grandes Regiões e Unidades da Federação, os resultados são divulgados em nível de total.

A publicação inclui, ainda, uma visão dos objetivos da pesquisa e da metodologia utilizada, com ênfase nos principais conceitos e definições, aspectos de amostragem, instrumentos e procedimentos de coleta e tratamento das informações. O CD-ROM que a acompanha reproduz o volume impresso e contém, complementarmente, os coeficientes de variação associados a todas as estimativas, para uma seleção de tabelas de resultados divulgadas nesta publicação, bem como os instrumentos de coleta utilizados na POF 2008-2009.

Esta publicação também está disponível no portal do IBGE na Internet, assim como os microdados da pesquisa que podem, ainda, ser adquiridos em CD-ROM específico a fim de facilitar a exploração da base de dados, segundo a perspectiva de interesse dos usuários.

Publicações complementares