Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009

Avaliação Nutricional da Disponibilidade Domiciliar de Alimentos no Brasil

A Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 teve por objetivo fornecer informações sobre a composição dos orçamentos domésticos, a partir da investigação dos hábitos de consumo, da alocação de gastos e da distribuição dos rendimentos, segundo as características dos domicílios e das pessoas. A POF investigou também a autopercepção da qualidade de vida e características do perfil nutricional da população brasileira.

Dando prosseguimento à divulgação das informações da pesquisa, o IBGE apresenta, nesta publicação, resultados relativos à condição nutricional da população brasileira observada a partir da disponibilidade alimentar para consumo nos domicílios. Os indicadores utilizados focalizam as propriedades nutricionais do conjunto dos alimentos disponíveis nos domicílios e sua respectiva adequação, tomando como padrão as recomendações formuladas sobre o tema por órgãos nacionais e internacionais de reconhecida competência nas áreas de alimentação e nutrição. O estudo foi realizado em parceria com o Ministério da Saúde. Para a análise dos resultados, o IBGE contou com a contribuição de técnicos do Órgão parceiro e também com especialistas em nutrição mobilizados por aquele Ministério. Destacam-se, para algumas abordagens, comparações com pesquisas anteriores. As informações são divulgadas para Brasil e Grandes Regiões, por situação urbana e rural, e também por classes de rendimentos. Para as Unidades da Federação, os resultados se apresentam em nível de total e, para os Municípios das Capitais, em nível urbano.

A publicação apresenta, ainda, conceitos e definições das variáveis investigadas pela pesquisa, procedimentos utilizados na coleta das informações, descrição do modelo metodológico das análises efetuadas, bem como um glossário com os termos e conceitos técnicos considerados relevantes para a compreensão dos resultados. Essas informações estão disponíveis no CD-ROM que a acompanha e no portal do IBGE na Internet, onde podem ser encontrados, também, os microdados da pesquisa para facilitar a exploração de sua base de dados segundo perspectivas diversas.

Publicações complementares: