Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009

Aquisição Alimentar Domiciliar per Capita Brasil e Grandes Regiões

A Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 teve por objetivo fornecer informações sobre a composição dos orçamentos domésticos, a partir da investigação dos hábitos de consumo, da alocação de gastos e da distribuição dos rendimentos, segundo as características dos domicílios e das pessoas. A POF investigou também a autopercepção da qualidade de vida e características do perfil nutricional da população brasileira.

Dando prosseguimento à divulgação das informações da pesquisa, o IBGE apresenta, nesta publicação, os resultados referentes às quantidades de alimentos e bebidas adquiridas pelas famílias para consumo no domicílio, por diferentes detalhamentos geográficos, classes de rendimentos e formas de aquisição. Essas estatísticas oferecem ao setor público valiosos subsídios para o desenvolvimento de políticas de segurança alimentar e nutricional, de saúde, de moradia, entre outros campos, e facultam ao setor privado o conhecimento do perfil do consumidor e da demanda por bens e serviços, que são determinantes na formulação de estratégias de investimentos. São apresentados, ainda, os conceitos e definições das variáveis investigadas pela pesquisa, os procedimentos utilizados na coleta e tratamento das informações, bem como a descrição do modelo metodológico aplicado para cálculo das estimativas das quantidades adquiridas per capita.

O CD-ROM que acompanha a publicação reproduz o volume impresso e contém, complementarmente, tabelas produzidas para outros níveis geográficos, coeficientes de variação associados às estimativas apresentadas nas tabelas de resultados divulgadas nesta publicação, além de outras tabelas selecionadas. Constam ainda neste CD-ROM, os instrumentos de coleta utilizados na POF 2008-2009.

O conjunto dessas informações está disponível no portal do IBGE na Internet, onde podem ser encontrados, também, os microdados da pesquisa para facilitar a exploração de sua base de dados segundo perspectivas diversas.

Publicações complementares: