Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009

Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil

A Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 teve por objetivo fornecer informações sobre a composição dos orçamentos domésticos, a partir da investigação dos hábitos de consumo, da alocação de gastos e da distribuição dos rendimentos, segundo as características dos domicílios e das pessoas. A POF investigou, também, a autopercepção da qualidade de vida e as características do perfil nutricional da população brasileira.

Dando prosseguimento à divulgação de resultados da pesquisa, o IBGE apresenta, nesta publicação, uma análise do consumo alimentar da população brasileira com 10 anos ou mais de idade. Para sua elaboração, foram utilizados os registros obtidos através do Bloco de Consumo Alimentar Pessoal, onde cada morador anotou, para dois dias não consecutivos, todos os alimentos consumidos no domicílio ou fora dele, nas áreas urbana e rural de todo o País, ao longo das 24 horas do dia. A metodologia empregada utilizou várias fontes de consulta para a construção dos resultados, como a Tabela de Medidas Referidas para os Alimentos Consumidos no Brasil e as Tabelas de Composição Nutricional dos Alimentos Consumidos no Brasil, ambas decorrentes da POF 2008-2009, além de publicações técnico-científicas.

As estimativas das médias de consumo de alimentos, energia e nutrientes são apresentadas para o total da população, segundo sexo, grupos de idade, região geográfica, situação do domicílio e classes de rendimento. São apresentadas, também, as prevalências de inadequação de consumo de macro e micronutrientes, calculadas com base em parâmetros nacionais e internacionais, como por exemplo o EAR (estimated average requirement) proposto pelo Institute of Medicine - IOM, para a população dos Estados Unidos e Canadá. O estudo foi realizado em parceria com o Ministério da Saúde. Para a avaliação, compilação e estruturação dos resultados ora apresentados, o IBGE contou com a contribuição de técnicos do Órgão parceiro e, também, com especialistas em nutrição, de reconhecida experiência e competência, mobilizados por aquele Ministério.

A publicação inclui, ainda, uma visão dos objetivos da pesquisa e da metodologia utilizada, com ênfase nos principais conceitos e definições, aspectos de amostragem, instrumentos e procedimentos de coleta e tratamento das informações. O CD-ROM que acompanha a publicação reproduz integralmente o presente volume e contém, adicionalmente, os dois instrumentos utilizados durante a etapa de coleta das informações sobre o consumo alimentar pessoal: o Bloco de Consumo Alimentar Pessoal, POF 7, utilizado pelos informantes para a anotação dos registros de ingestão alimentar, e as respectivas Instruções para o Preenchimento.

Simultaneamente a este documento, o IBGE divulga duas outras publicações resultantes da POF 2008-2009 – Tabela de medidas referidas para os alimentos consumidos no Brasil e Tabelas de composição nutricional dos alimentos consumidos no Brasil. Somados aos demais estudos temáticos já divulgados, constituem a documentação completa da pesquisa.

Publicações complementares: