Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Associativismo, Representação de Interesses e Intermediação Política

Associativismo, Representação de Interesses e Intermediação Política


Esta publicação divulga informações que permitem conhecer os instrumentos utilizados pelos cidadãos para expressar seus interesses sociais, econômicos e políticos e algumas características da população associadas a órgãos de classe ou comunitários.

Contém tabelas com dados sobre as pessoas de 18 anos ou mais de idade, abrangendo filiação a sindicatos, associação a órgãos de classe e a órgãos comunitários; preferências de filiação e associação; envolvimento político não-institucionalizado, através de contatos pessoais com políticos e governantes; participação através do sistema de representação política, partidos e votos, bem como as fontes de informação política e as instituições que, segundo avaliação do entrevistado, melhor defendem seus interesses.

Inclui comentários e gráficos sobre os resultados apresentados, bem como a conceituação das características investigadas e o plano de amostragem da pesquisa. Os dados são obtidos do questionário suplementar da Pesquisa Mensal de Emprego de abril de 1996, aplicado nas seis regiões metropolitanas do País.

Esses resultados permitem acompanhar, sobretudo em relação ao tema Associativismo, também objeto de investigação suplementar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 1998, alguns aspectos desse tipo de participação política.