Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária

Estatísticas da Saúde: Assistência Médico-Sanitária 2002

Esta publicação divulga os resultados obtidos na pesquisa realizada em 2002, com o apoio do Ministério da Saúde, através do Projeto de Reforço à Reorganização do Sistema Único de Saúde - REFORSUS, reunindo um conjunto de informações que revelam a oferta de serviços de saúde no Brasil.

Apresenta dados relativos ao número de estabelecimentos de saúde, por esfera administrativa, condição de funcionamento, categoria, regime e tipos de atendimento e prestação de serviços segundo a modalidade financiadora, bem como dados sobre o pessoal ocupado, volume de leitos e de internações, segundo as grandes regiões, unidades da federação, regiões metropolitanas e municípios das capitais. Contém, ainda, um conjunto de informações sobre os equipamentos médico-hospitalares no país e séries históricas de algumas variáveis básicas da pesquisa, como número de estabelecimentos de saúde e leitos existentes, para o período de 1976 a 1990, 1992, 1999 e 2002.

Inclui uma análise de indicadores selecionados, acompanhada de gráficos e mapas, notas técnicas sobre a pesquisa e um glossário com os conceitos utilizados. A publicação é acompanhada de CD-ROM com as informações do volume impresso, abrangendo também 5 560 municípios brasileiros, e os microdados da pesquisa, os questionários e os manuais de coleta e a metodologia adotada.

Os dados divulgados auxiliam a identificação das demandas regionais de investimentos públicos na saúde e, em conjunto com outros indicadores, na implementação de programas para suprir carências específicas do setor.