Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Censos Demográficos

Metodologia do Censo Demográfico 2010

Os censos demográficos produzem informações que permitem conhecer a distribuição territorial e as principais características das pessoas e dos domicílios, e acompanhar sua evolução ao longo do tempo, sendo imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos, sejam eles provenientes da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo. Por pesquisarem todos os domicílios do País, constituem a única fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios e em seus recortes territoriais internos, cujas realidades socioeconômicas dependem dos resultados censitários para serem conhecidas.

Com o este lançamento, o IBGE apresenta a metodologia empregada no Censo Demográfico 2010. A publicação contém uma descrição detalhada de todos os processos que envolveram a realização do levantamento, contemplando desde as etapas de planejamento e organização da operação até as diversas formas de disseminação e divulgação de seus resultados finais, com destaque, em capítulo especial, para a utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação que possibilitaram ao Brasil a primazia de realização do primeiro censo demográfico digital do mundo. Este feito, inclusive, suscitou o prêmio NetExplorateur, conferido, em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - UNESCO) e empresas de tecnologia mundiais, além de outras várias menções honrosas. O DVD que acompanha a publicação reproduz o volume impresso e contém, adicionalmente, anexos que complementam e detalham as descrições metodológicas e operacionais.

O elenco dessas informações está disponibilizado no portal do IBGE na Internet, onde também podem ser encontrados resultados da pesquisa, bem como seus microdados.

É com satisfação que o IBGE encerra, assim, o plano editorial de divulgação do Censo Demográfico 2010, oferecendo à sociedade um conjunto de resultados em volumes impressos e em meio eletrônico, bem como uma visão completa dos procedimentos metodológicos que levaram à construção de sua base de dados.