Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English
A- A+

Censos Demográficos

Censo Demográfico - 2000 : Trabalho e Rendimento: Resultados da Amostra


Em continuidade à divulgação dos volumes temáticos dos resultados da amostra do Censo Demográfico 2000, o IBGE apresenta, neste volume sobre Trabalho e Rendimento, as principais características das pessoas de 10 anos ou mais de idade, no que se refere à sua condição de atividade, à sua forma de inserção no mercado e os rendimentos auferidos do trabalho como de outras fontes, ampliando o conjunto de informações já divulgadas sobre o tema no volume Censo Demográfico 2000: primeiros resultados da amostra.

As informações ora divulgadas referem-se à escolaridade, cobertura previdenciária, posição na ocupação, grupos de ocupação e de atividade econômica no trabalho principal, jornada de trabalho, nível e concentração dos rendimentos do contingente populacional em idade ativa, tanto oriundos de trabalho como de todas as fontes, e das famílias, entre outros indicadores. Os comentários enfocam as distinções entre determinados contingentes populacionais e evidenciam as diferenças entre as estruturas produtivas e nos níveis e concentrações dos rendimentos das grandes regiões do País. São apresentadas, também, notas metodológicas e os conceitos e definições utilizados. O CD-ROM que acompanha a publicação contém, além das informações do volume impresso, dados para unidades da federação, mesorregiões, microrregiões e municípios, e a íntegra do plano tabular objeto de divulgação do volume Censo Demográfico 2000: primeiros resultados da amostra.

Os resultados constituem estimativas obtidas pela expansão da amostra de 5 304 711 domicílios e 20 274 412 pessoas, selecionados em todo o território nacional.