Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Censos Demográficos

Censo Demográfico - 2000 : Nupcialidade e Fecundidade: Resultados da Amostra


Em continuidade à divulgação dos volumes temáticos dos resultados da amostra do Censo Demográfico 2000, o IBGE apresenta, nesta publicação, as principais características demográficas e socioeconômicas das pessoas de 10 anos ou mais de idade por estado conjugal e os fatores condicionantes da fecundidade das mulheres desse mesmo grupo etário, ampliando o conjunto de informações divulgadas no volume Censo demográfico 2000: primeiros resultados da amostra.

O conjunto de resultados acerca da nupcialidade abrange informações sobre a condição de convivência, estado civil e natureza da união das pessoas de 10 anos ou mais de idade. No que concerne à fecundidade, são investigados o número de mulheres que tiveram filhos, filhos tidos - nascidos vivos e nascidos mortos - e filhos sobreviventes. A análise dessas informações enfoca os principais determinantes de ordem social, econômica e cultural observados em cada um dos temas, destacando-se cor ou raça, religião, nível educacional, rendimento mensal familiar, entre outros aspectos, bem como os contrastes observados nos diferentes estratos geográficos e populacionais do país. Complementando esse conjunto de informações, é apresentado um estudo sobre a mortalidade infantil, com enfoque especial sobre as desigualdades sociais e regionais identificadas na análise desse indicador, tendo em vista sua importância para a avaliação das condições de saúde e de vida da população do país. São apresentadas, também, notas metodológicas e os conceitos e definições utilizados. O CD-ROM que acompanha a publicação contém, além das informações do volume impresso, dados para as unidades da federação, mesorregiões, microrregiões e municípios, e a íntegra do plano tabular objeto de divulgação do volume Censo Demográfico 2000: primeiros resultados da amostra.

Os resultados constituem estimativas obtidas pela expansão da amostra de 5 304 711 domicílios e 20 274 412 pessoas, selecionados em todo o território nacional.