Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Indicadores Sociais Municipais : Uma análise dos resultados da amostra do Censo Demográfico 2000

Indicadores Sociais Municipais : Uma análise dos resultados da amostra do Censo Demográfico 2000


Esta publicação contém uma síntese dos indicadores da realidade socioeconômica brasileira, organizados hierarquicamente segundo o porte populacional dos municípios para o conjunto do País e grandes regiões, com base nos resultados da amostra do Censo Demográfico 2000.

Apresenta as principais características da população, enfocando aspectos como sexo, idade, cor , nível educacional e inserção no mercado de trabalho, além de informações sobre a participação dos idosos na composição do rendimento familiar. As informações sobre os domicílios contemplam questões como o rendimento domiciliar per capita, número médio de moradores, condições de saneamento básico das moradias, que constituem importantes referenciais do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas, e a proporção de domicílios que se encontram em situação socioeconômica mais desfavorável.

Os dados ora apresentados também estão disponíveis no CD-ROM que acompanha a publicação, incluindo, ainda, indicadores para os 5 560 municípios brasileiros, por unidades da federação.

O conjunto dessas informações reflete as diferentes realidades internas do País e possibilita identificar as carências existentes nos municípios, contribuindo, assim, para a formulação e o aprimoramento de políticas públicas que visem melhorar o quadro social brasileiro.