Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Censos Demográficos

Censo Demográfico - 2000 : Educação : Resultados da Amostra


Em continuidade à divulgação temática dos resultados da amostra do Censo Demográfico 2000, abrangendo as Características gerais da população, Migração e deslocamento, Educação, Trabalho e rendimento, Nupcialidade e fecundidade e Famílias e domicílios, o IBGE apresenta, neste volume, indicadores selecionados que permitem caracterizar o perfil educacional da população e os principais aspectos da democratização da educação no Brasil, para o total do país e grandes regiões.

A publicação contempla informações sobre a condição de alfabetização, freqüência à creche e à escola, anos de estudo e grau de escolarização concluído, segundo a cor ou raça, grupos de idade, situação do domicílio e níveis de ensino, com enfoque especial sobre o contingente populacional com educação superior completa, e inclui comentários analíticos de especialistas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. São apresentadas, também, notas metodológicas e os conceitos e definições utilizados. O CD-ROM que a acompanha, contém, além das informações do volume impresso, dados para mesorregiões, microrregiões, unidades da federação e municípios, e a íntegra do plano tabular objeto de divulgação do volume Censo Demográfico 2000: primeiros resultados da amostra.

Os resultados constituem estimativas obtidas pela expansão da amostra de 5 304 711 domicílios e 20 274 412 pessoas, selecionados em todo o território nacional, e sintetizam os principais aspectos do processo social da educação - possibilidade de acesso, permanência na escola e efetividade do sistema de ensino.