Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Características Étnico-Raciais da População

Características Étnico-Raciais da População - um estudo das categorias de classificação de cor ou raça 2008

Com este lançamento, são apresentados os resultados da Pesquisa das Características Étnico-raciais da População - PCERP, realizada, pela primeira vez, em 2008, com o propósito de compreender melhor o atual sistema de classificação da cor ou raça nas pesquisas domiciliares realizadas pelo IBGE e contribuir para seu aprimoramento.

A publicação traz notas técnicas sobre a pesquisa, com o histórico da investigação sobre o tema em outros levantamentos domiciliares realizados pela Instituição, considerações sobre a metodologia utilizada e glossário com seus principais conceitos. Os resultados, apresentados em um vasto conjunto de tabelas, têm como referência as pessoas de 15 anos ou mais de idade residentes em domicílios particulares permanentes localizados nas seis Unidades da Federação selecionadas – Amazonas, Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal. Em acréscimo a este conjunto de informações, são fornecidos, para algumas tabelas, os coeficientes de variação associados às estimativas apresentadas. O CD-ROM que acompanha a publicação reproduz o volume impresso e contém tabelas com os números absolutos e os coeficientes de variação de todas as estimativas apresentadas.

Os resultados ora divulgados contemplam aspectos da identificação de origens étnica e geográfica da população e da percepção da influência da cor ou raça em alguns espaços da vida social, contribuindo, assim, para o estudo deste fenômeno. Espera-se, ainda, que tais estatísticas tragam subsídios para novos estudos, tanto no âmbito do IBGE como de especialistas de outras instituições, de modo a aprofundar a compreensão das categorias étnico-raciais até então utilizadas nas pesquisas domiciliares.