Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+
Pesquisa Mensal de Emprego

A Pesquisa Mensal de Emprego - PME foi encerrada em março de 2016, com a divulgação dos resultados referentes ao mês de fevereiro de 2016.

Seus indicadores, até então disponibilizados para seis Regiões Metropolitanas (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre), foram substituídos pelos indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, que abrange todo o conjunto do País. Com isso, o IBGE vem atender à demanda de seus usuários por informações conjunturais sobre a força de trabalho com abrangência nacional.

Ao longo dos 36 anos de existência da pesquisa, a PME constituiu uma das principais fontes para o acompanhamento da situação conjuntural do mercado de trabalho, permitindo, com seus resultados, a avaliação constante das flutuações e tendências da força de trabalho nas regiões de abrangência. O encerramento da PME, com a consequente substituição de seus indicadores pelos indicadores da PNAD Contínua, de maior representatividade geográfica, reafirma o compromisso do IBGE com o permanente esforço de aprimoramento das estatísticas produzidas pela Instituição.

Para informações históricas da PME, consultar:

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme/default.shtm (antiga metodologia)

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/default.shtm (metodologia em vigor até fevereiro de 2016)