Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil

Divulgação dos Resultados:

Os principais resultados do SINAPI (preços de materiais, salários, custos de projetos, custos médios, índices) podem ser acessados através deste site, ou também via "Indicadores IBGE" (publicação mensal). Os resultados de meses anteriores podem ser acessados utilizando-se o Banco de Dados Agregados via SISTEMA IBGE DE RECUPERAÇÃO AUTOMÁTICA - SIDRA, através do site www.sidra.ibge.gov.br. Estando no site do IBGE, na tela específica do SINAPI, o acesso é feito clicando-se em "Comentários" onde são apresentados os resultados mais recentes e em "Séries Históricas" para resultados anteriores.


Os resultados estão disponíveis em 8 tabelas:
Tabela Resultados
30 Custo médio m2 em moeda corrente
31 Custo médio m2 em n.º índice (base dez.98 = 100)
32 Custo médio m2 em variação % por tipo de índice (mensal, no ano, nos últimos doze meses)
33 Custo de projeto m2 por padrão de acabamento e tipo de projeto (até 31/12/1998)
34 Preços medianos por materiais e serviços (até dezembro/2002)
35 Salários medianos por categorias profissionais
647 Idem tabela 33 a partir de janeiro/1999
2062 Idem tabela 34 a partir de janeiro/2003

Além das tabelas , o SIDRA também oferece outras modalidades de apresentação dos resultados através das seguintes opções: obter ranking;gerar gráfico e gerar cartograma.

O SIDRA possibilita a divulgação dos resultados das pesquisas, de forma automática, através de e-mail enviado ao usuário na data em que os dados são liberados para a imprensa e público em geral.Para tanto, é necessário o cadastramento que pode ser feito pelo usuário, clicando em "Lista Conjuntural" na tela abaixo:

Na tela seguinte, preencher os campos "Nome", "Empresa ou Instituição" (opcional), "E-mail" e assinaladas as pesquisas desejadas.

Mensalmente, o e-mail será enviado ao usuário no formato HTML e com links que possibilitam acessar o próprio SIDRA ou a página do IBGE na Internet, sendo apresentados os principais resultados do mês de referência. Para o SINAPI, custos e índices, preços e salários.

Os contatos devem ser feitos através das seguintes áreas:

1. Departamento de Atendimento Integrado (DEATI) do Centro de Disseminação e Divulgação de Informações (CDDI):

Telefone: 0800-218181 (ligação gratuita)

FAX: (OXX21) 2569-1103

Correspondência: rua General Canabarro 706 – Maracanã – Rio de Janeiro – RJ – CEP 20271-201

2. Nos estados: através dos Setores de Disseminação e Divulgação de Informações (SDDI’s).            Os endereços podem ser acessados clicando-se em "Locais de Atendimento" no rodapé da página inicial do site do IBGE.

3. Para informações detalhadas sobre o "arquivo técnico de engenharia" do SINAPI contatar a Caixa Econômica Federal (CAIXA) através da Gerência Nacional de Desenvolvimento Urbano, em Brasília.

Telefones: (0XX61) 414-8609 ou 414-8624.

Obs.

Entende-se como "arquivo técnico de engenharia" : os projetos (arquitetura, estrutura, instalações, etc.), os serviços (etapas da obra) com suas quantidades e respectivas especificações, as composições técnicas. Também cabe a CAIXA a montagem do cadastro de insumos (famílias homogêneas) e definição dos encargos sociais.