Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor

Para Compreender o INPC - 7a edição

Nesta edição, foram introduzidas pequenas alterações visando tornar o texto atualizado. Nos exemplos, mesmo atribuindo valores em unidade monetária hipotética para os produtos que compõem a cesta de compras e fazem parte do cálculo do índice, buscou-se, na primeira parte do documento, atribuir preços que traduzam a realidade das famílias.

Na segunda parte, foram atualizadas as informações relativas à abrangência geográfica dos índices produzidos pelo IBGE, além de proceder à revisão dos exemplos, da quantidade de estabelecimentos e de produtos e serviços mensalmente pesquisados.

O objetivo ao elaborar este documento foi descrever, de maneira simples, como foi criado o Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor - SNIPC e o que pode ser obtido dele. Todo o procedimento aqui descrito é o mesmo empregado nos índices de preços do IBGE, quais sejam: Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA e Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 - IPCA-15.