Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Abate de animais, produção de leite, couro e ovos


Abate de Animais

Até 1996 obteve informações sobre o número de cabeças abatidas e o peso total das carcaças dos rebanhos bovino, suíno, eqüino, ovino, caprino, bubalino, de aves e de coelhos, tendo como unidade de coleta os estabelecimentos cuja atividade principal ou secundária era o abate de animais. A partir de 1997 a pesquisa passou a ser trimestral, investigando as espécies bovina, suína e de aves (frangos), tendo como unidade de coleta todos os estabelecimentos que efetuam a atividade de abate de animais e estão sob inspeção federal, estadual ou municipal.
A pesquisa foi iniciada em 1975.
Periodicidade: Mensal (1975-1996), trimestral (1997- )
Abrangência geográfica: Brasil e Unidade da Federação




Leite

Até 1996 obteve informações sobre quantidade de leite entregue às indústrias segundo a origem, o destino segundo a forma de produção e estoques do último dia do mês anterior e do mês de referência, tendo como unidade de coleta os estabelecimentos que se dedicavam à atividade de industrialização do leite. A partir de 1997 a pesquisa passou a ser trimestral, levantando informações sobre a quantidade de leite fluido como matéria-prima entregue às indústrias e a quantidade destinada à industrialização, inclusive pasteurização, tendo como unidade de coleta todos os estabelecimentos que se dedicam à atividade e estão sob inspeção federal, estadual ou municipal.
A pesquisa foi iniciada em 1976.
Periodicidade: Mensal (1976-1996), trimestral (1997- )
Abrangência geográfica: Brasil e Unidade da Federação




Couro

Obtém informações sobre a quantidade de couro cru de bovino adquirido pelos curtumes segundo a procedência, o número de couros inteiros curtidos, segundo os métodos de curtimento, e o estoque de peles em 31/12, segundo as etapas de processamento, tendo como unidade de coleta os estabelecimentos industriais ou não que efetuavam o curtimento de couros bovinos. A partir de 1997 a pesquisa passou a ser trimestral, tendo como unidade de coleta os curtumes que adquiriram no ano mais de 5.000 unidades de couro cru de bovino.
A pesquisa foi iniciada em 1989, com levantamento dos dados a partir de 1986.
Periodicidade: Anual (1986-1996), trimestral (1997- )
Abrangência geográfica: Brasil, Grande Região e Unidade da Federação




Ovos de Galinha

Produz indicadores sobre a variação da produção física de ovos de galinha, tendo como unidade de coleta as granjas avícolas que possuem 10.000 ou mais cabeças de galinhas poedeiras.
A pesquisa foi iniciada em 1983.
Periodicidade: Trimestral, com informações mensais
Abrangência geográfica: Brasil, Grande Região e Unidade da Federação