Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English
A- A+

Pesquisa de Serviços de Tecnologia da Informação 2009

A Pesquisa de Serviços de Tecnologia da Informação, realizada pelo IBGE, em 2009, em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro - SOFTEX, teve por objetivos conhecer e mensurar os principais produtos oferecidos pelas empresas de tecnologia da informação (TI) – exceto a produção de hardware pelo segmento industrial – de modo a fornecer um quadro atualizado da potencialidade desse mercado pela ótica da oferta, contribuindo, ainda, para a construção de uma Classificação Nacional de Produtos para o setor de serviços.

A presente publicação disponibiliza os resultados desse levantamento, em que são destacados os principais produtos de TI ofertados pelas empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas prestadoras desses serviços, bem como as exportações realizadas segundo os países de destino e os mais importantes segmentos da economia atendidos pelas empresas investigadas. Os resultados são acompanhados de análises sobre as características gerais dos serviços de TI para o conjunto do País e sobre suas características estruturais básicas, a partir de três abordagens: por porte das empresas, segundo o valor da receita bruta e subvenções; por diversificação de produtos e serviços produzidos; e por atividade principal da empresa, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0.

A publicação inclui notas técnicas com considerações metodológicas sobre a pesquisa, realçando os aspectos de amostragem, representatividade e coleta das informações. O CD-ROM que a acompanha reproduz o volume impresso.

O conjunto dessas estatísticas traz importantes subsídios para a compreensão do segmento em tela. Aos agentes privados, permite aprofundar as análises de mercado, conhecer as características dos serviços de TI ofertados e identificar seus principais destinos, tanto no plano interno quanto externo. Aos agentes públicos, fornece subsídios para o desenvolvimento de políticas orientadas ao aumento da produtividade e eficiência.

Essas informações encontram-se também disponíveis no portal do IBGE na Internet.