Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English
A- A+

Produção da Pecuária Municipal

Produção da Pecuária Municipal - 2015

A Pesquisa da Pecuária Municipal - PPM investiga, anualmente, informações sobre os efetivos das espécies animais criadas e as produções de leite, lã, ovos de galinha e de codorna, mel de abelha e casulos do bicho-da-seda, constituindo, assim, a principal fonte de estatísticas desse segmento econômico.

Com esta publicação, o IBGE apresenta comentários analíticos sobre os resultados da pesquisa relativos a 2015, contemplando os efetivos dos rebanhos, bem como a quantidade e o valor dos produtos de origem animal, em que se inclui aquicultura. A análise destaca a participação relativa dos efetivos e produtos por Grandes Regiões, Unidades da Federação e principais municípios produtores, avalia o desempenho da pecuária com base em outras estatísticas do IBGE sobre o tema e em indicadores internacionais do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (United States Department of Agriculture - USDA), e discorre sobre alguns dos fatores de maior influência nos resultados obtidos. A publicação inclui notas técnicas com considerações metodológicas sobre a pesquisa.

As informações ora apresentadas também podem ser acessadas no portal do IBGE na Internet, que disponibiliza ainda o plano tabular completo da PPM para todos os níveis de divulgação da pesquisa – Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões e Microrregiões Geográficas, e Municípios.

Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Pesquisas agropecuárias, da Série Relatórios Metodológicos. Outros dados sobre a pecuária podem ser consultados em publicações do Censo Agropecuário e nos Indicadores IBGE.