Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Produto Interno Bruto dos Municípios 2012

Produto Interno Bruto dos Municipios 2012

O IBGE, em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, as Secretarias Estaduais de Governo e a Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA, divulga, nesta publicação, as estimativas do Produto Interno Bruto - PIB dos Municípios.

São apresentados, a preços correntes, os valores adicionados brutos dos três grandes setores de atividade econômica – Agropecuária, Indústria e Serviços – bem como os impostos, líquidos de subsídios, o PIB e o PIB per capita em 2012. Apesar de estar inserido no setor de Serviços, divulga-se, também, o valor adicionado bruto da Administração, saúde e educação públicas e seguridade social em separado, devido à relevância deste segmento na economia municipal. A análise dos resultados, ilustrada por meio de tabelas, quadros, gráficos e cartogramas, destaca aspectos econômicos de abrangência tanto nacional, como regional e municipal.

A publicação contém anexos com o índice de Gini por atividade econômica, segundo as Grandes Regiões e Unidades da Federação, entre outras informações de natureza metodológica, e um glossário com os termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados.

A metodologia e a base de dados do PIB dos Municípios estão completamente integradas às séries das Contas Nacionais e das Contas Regionais do Brasil, sendo seus resultados compatíveis com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 1.0.

O CD-ROM que acompanha a publicação reproduz o volume impresso e traz, complementarmente, os dados do PIB e do PIB per capita segundo as Grandes Regiões, Unidades da Federação e municípios, incluindo, ainda, a série completa de dados desde 1999.

Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Produto interno bruto dos municípios, da Série Relatórios Metodológicos, disponibilizada na Internet, onde também podem ser acessados os resultados ora divulgados.