IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
Produto Interno Bruto dos Municípios  
 
  Introdução
  Metodologia da     Pesquisa
    (em formato pdf)


 Clique aqui para fazer download do Acrobat Reader

 


Produto Interno Bruto dos Municípios

O IBGE, em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e a Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA, vem desenvolvendo o projeto das Contas Regionais do Brasil, com a divulgação de resultados sobre a evolução do Produto Interno Bruto - PIB de cada unidade da federação, possibilitando, assim, conhecer a capacidade competitiva das economias estaduais e a composição setorial e regional do PIB nacional.

Com a consolidação dessa parceria, formalizada desde maio de 1996, e a crescente demanda por informações com recortes a nível municipal, tornou-se premente ao IBGE criar as condições técnicas para a ampliação desse projeto, com a construção de estimativas do PIB dos Municípios, cuja metodologia de cálculo, ora divulgada, é compatível com as metodologias das Contas Regionais e das Contas Nacionais brasileiras.

Nesta publicação são descritos o processo descendente de repartição, pelos municípios, do valor adicionado das atividades econômicas das Contas Regionais do Brasil obtido para cada unidade da federação, os testes de consistência para a avaliação do modelo e a crítica dos resultados. A publicação inclui, ainda, a bibliografia consultada, glossário com os conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados, entre outras considerações.

Esta metodologia permite a construção de estimativas do PIB dos Municípios, coerentes, comparáveis entre si e em consonância com as recomendações internacionais expressas pelas Nações Unidas, Banco Mundial, Comissão das Comunidades Européias - Eurostat, Fundo Monetário Internacional - FMI e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OECD, reunidas no manual System of national accounts 1993.

Essas informações também estão disponíveis no CD-ROM que acompanha a publicação.

Informações complementares podem ser obtidas na publicação Sistema de contas nacionais: Brasil , da Série Relatórios Metodológicos.


A Instituição | Locais de Atendimento | Estatísticas do Site | Prestação de Contas | Editais e Licitações