Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura

Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura 2013

Esta publicação apresenta a quantidade e o valor da produção decorrente dos processos de exploração dos recursos vegetais nativos e dos maciços florestais plantados, por Grandes Regiões e Unidades da Federação. Do extrativismo vegetal, abrange informações sobre a coleta de alimentícios, borrachas, ceras, fibras, madeiras, oleaginosos, entre outros, bem como sobre o nó-de-pinho, as árvores abatidas e a madeira em tora do pinheiro-brasileiro nativo. Da silvicultura, destacam-se informações sobre carvão vegetal, lenha e madeira em tora, cascas de acácia-negra, entre outros produtos florestais oriundos dessa atividade. Além da tabulação apresentada nos últimos anos, são também disponibilizadas estatísticas dos produtos madeireiros da silvicultura segundo as principais espécies florestais plantadas para exploração (eucalipto, pinus e outras), detalhamento este que contempla uma demanda identificada pelo IBGE entre seus usuários, ratificando, assim, seu constante compromisso de melhor atendê-los.

A publicação traz comentários sobre os resultados obtidos, com destaque para a participação relativa desses segmentos no valor total da exploração florestal, com referências às produções obtidas nos maiores centros produtores do País. Apresenta, ainda, notas técnicas com a conceituação das características investigadas.

O CD-ROM que acompanha a publicação reproduz as informações do volume impresso e contém, complementarmente, o plano tabular de divulgação da pesquisa por Unidades da Federação, mesorregiões, microrregiões geográficas e municípios.

Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Pesquisas agropecuárias, da série Relatórios Metodológicos. O Censo Agropecuário também fornece dados sobre a extração vegetal e a silvicultura.