Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa de Informações Básicas Municipais

Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros 2014

Esta publicação reúne os resultados da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais - ESTADIC e da Pesquisa de Informações Básicas Municipais - MUNIC realizadas pelo IBGE, em 2014, nas 27 Unidades da Federação e nas 5 570 municipalidades brasileiras, respectivamente.

Os resultados estão organizados em oito capítulos que destacam aspectos relevantes da gestão e da estrutura dos entes federativos considerados, contemplando os seguintes eixos temáticos: recursos humanos das administrações, comunicação e informática, educação, saúde, direitos humanos, segurança pública, segurança alimentar, e vigilância sanitária, este inédito até então. As análises são ilustradas por meio de tabelas, gráficos e cartogramas.

O permanente esforço de atualização temática das pesquisas por meio da inclusão de novas abordagens e do aprofundamento de questões relacionadas a campos já investigados têm renovado o interesse de diferentes agentes e organizações na obtenção de informações que permitam o monitoramento e a avaliação de políticas locais e regionais. Importante registrar que o Suplemento de Inclusão Produtiva, objeto de publicação específica, e o Bloco de Segurança Alimentar dos Questionários Básicos de ambas as pesquisas têm como origem um convênio firmado entre o IBGE e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, enquanto o Bloco de Vigilância Sanitária resulta de convênio com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA.

A publicação inclui notas técnicas com considerações metodológicas sobre a ESTADIC e a MUNIC e um glossário com os conceitos considerados essenciais. O CD-ROM que a acompanha reproduz o volume impresso, contém as bases de dados completas das duas pesquisas e traz, complementarmente, as tabelas de resultados da MUNIC, que são produto de agregações dos dados de municípios por classes de tamanho da população. A partir desta edição, optou-se pela divulgação em conjunto dos resultados de ambas as pesquisas, uma vez que parte dos temas investigados lhes é comum, o que potencializa as possibilidades de análises sob uma perspectiva federativa.

O conjunto dessas estatísticas, também disponível no portal do IBGE na Internet, amplia e atualiza os esforços analítico e empírico do Instituto na consolidação de um sistema avançado de informações sobre governos, descentralização, federalismo, gestão e políticas públicas, contribuindo, assim, para a compreensão da diversidade de experiências estaduais e municipais no Brasil, país marcadamente heterogêneo e de dimensões continentais.