Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Produção Agrícola Municipal

Produção Agrícola Municipal

Culturas temporárias e permanentes 2013

Apresenta informações sobre área plantada, área destinada à colheita, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio obtido e valor da produção dos produtos das culturas temporárias e permanentes, por Grandes Regiões e Unidades da Federação, com realce para as estatísticas sobre café arábica e café canephora, além da produção total de café. O detalhamento dos resultados dessas duas espécies, ocorrido a partir de 2012, contempla uma demanda identificada pelo IBGE entre seus usuários, ratificando, assim, seu constante compromisso de melhor atendê-los.

A publicação efetua uma análise sobre o desempenho das lavouras de maior relevância, tanto produtiva como comercial, em que se destacam a distribuição espacial dos principais produtos agrícolas no território e sua participação relativa no valor total das produções regional e nacional, as colheitas obtidas nos principais municípios produtores, bem como os fatores de maior influência nos resultados e na produtividade dessas lavouras, entre outros aspectos.

Os produtos que apresentam mais de uma safra no ano civil, tais como o amendoim em casca, a batata-inglesa, o feijão e o milho em grão, são investigados nas suas diferentes safras pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - LSPA e consolidados nesta publicação para o ano de 2013.

O CD-ROM que acompanha a publicação reproduz o volume impresso e contém o plano tabular de divulgação da pesquisa por Unidades da Federação, mesorregiões, microrregiões geográficas e municípios. São disponibilizadas, também, uma tabela-resumo que concentra todas as informações das lavouras, ordenadas segundo o valor decrescente de área colhida, e uma série histórica com dados de área colhida e quantidade produzida, cujos resultados estão apresentados no âmbito completo da pesquisa para o período de 2007 a 2013.

Esses resultados também estão disponíveis no portal do IBGE na Internet.

Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Pesquisas agropecuárias, da série Relatórios Metodológicos.

Publicações complementares: