Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa de Inovação

Pesquisa de Inovação - 2011


A Pesquisa de Inovação - PINTEC, realizada com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, visa fornecer informações para a construção de indicadores setoriais, nacionais e regionais das atividades de inovação das empresas brasileiras com 10 ou mais pessoas ocupadas, tendo como universo de investigação as atividades dos setores de Indústria, Eletricidade e gás e Serviços selecionados. Seu vínculo com os levantamentos econômicos estruturais também realizados pelo IBGE – em particular, a Pesquisa Industrial Anual - Empresa - PIA-Empresa e a Pesquisa Anual de Serviços - PAS – viabiliza articulações entre essas bases de dados, o que amplia sobremodo as possibilidades analíticas das atividades de seu âmbito.

Figuram nesta publicação informações sobre o esforço empreendido para a inovação de produtos e processos nas empresas brasileiras, contemplando aspectos relacionados aos gastos com as atividades inovativas, fontes de financiamento desses dispêndios, impacto das inovações no desempenho das empresas, fontes de informações utilizadas, arranjos cooperativos estabelecidos, papel dos incentivos governamentais, obstáculos encontrados às atividades de inovação, inovações organizacionais e de marketing, e uso de biotecnologia e nanotecnologia. Os resultados, consolidados para o conjunto do País, estão apresentados segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0.

A publicação inclui ainda notas técnicas com considerações metodológicas sobre a pesquisa, uma breve análise dos resultados agregados, anexos com os coeficientes de variação estimados para as principais variáveis, bem como um glossário com a conceituação das variáveis apresentadas nas tabelas. O CD-ROM que a acompanha reproduz o volume impresso e contém, adicionalmente, os resultados das edições da PINTEC realizadas em 2008, 2005, 2003 e 2000, para o total Brasil, por atividades e por faixas de pessoal ocupado, bem como informações industriais por Grandes Regiões e Unidades da Federação selecionadas, permitindo, assim, o acompanhamento histórico de tais estatísticas.

Essas informações podem ser encontradas também no portal do IBGE na Internet.

A construção de indicadores sobre o processo de inovação, alinhados a padrões metodológicos internacionais, contribui para ampliar o entendimento do processo de inovação nas empresas brasileiras e garante sua comparabilidade com dados de outros países. O conjunto desses indicadores traz importantes subsídios às empresas, para análises de mercado, às associações de classe, para estudos específicos sobre os setores investigados, e ao governo, para desenvolver e avaliar políticas nacionais e regionais.

Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Pesquisa industrial de inovação tecnológica, da Série Relatórios Metodológicos.