Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa de Inovação Tecnológica

Pesquisa de Inovação Tecnológica 2008


A Pesquisa de Inovação Tecnológica - PINTEC, realizada pelo IBGE com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP e do Ministério da Ciência e Tecnologia, visa fornecer informações para a construção de indicadores setoriais, nacionais e regionais das atividades de inovação tecnológica das empresas brasileiras com 10 ou mais pessoas ocupadas, tendo como universo de investigação as atividades das indústrias extrativa e de transformação, de serviços selecionados - edição, telecomunicações, informática - e de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D.

Dando continuidade à série iniciada com a PINTEC 2000, os resultados ora divulgados, nesta quarta edição da pesquisa, atualizam as informações sobre as atividades inovativas realizadas pelas empresas brasileiras no período de 2006 a 2008, tendo como base a versão 2.0 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE.

Figuram nesta publicação informações sobre o esforço empreendido para inovação de produtos e processos; identificação do impacto das inovações no desempenho e competitividade das empresas; fontes de informação e relações de cooperação estabelecidas com outras organizações; apoio do governo para as atividades inovativas; identificação dos problemas e obstáculos para a implementação de inovação; inovação organizacional e de marketing, entre outros aspectos.

A publicação inclui, ainda, notas técnicas com considerações metodológicas sobre a pesquisa, uma breve análise dos resultados agregados, anexos com os coeficientes de variação estimados para as principais variáveis, bem como um glossário com a conceituação das variáveis apresentadas nas tabelas. O CD-ROM que a acompanha contém, além das informações do volume impresso, os resultados obtidos pela pesquisa, nos anos de 2000, 2003 e 2005, com base na CNAE 1.0, para o total Brasil, por atividades e por faixas de pessoal ocupado, bem como informações industriais por Grandes Regiões e Unidades da Federação selecionadas.

Essas informações podem ser encontradas também no portal do IBGE na Internet, que disponibiliza, complementarmente, os resultados nacionais de 2008 na versão da CNAE 1.0, a fim de permitir sua comparabilidade com pesquisas anteriores.

A construção de indicadores sobre o processo de inovação tecnológica, alinhados a padrões metodológicos internacionais, contribui para ampliar o entendimento do processo de inovação tecnológica nas empresas brasileiras e garante sua comparabilidade com dados de outros países. O conjunto desses indicadores traz importantes subsídios às empresas, para análises de mercado, às associações de classe, para estudos específicos sobre os setores investigados, e ao governo, para desenvolver e avaliar políticas nacionais e regionais.

Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Pesquisa industrial de inovação tecnológica, da Série Relatórios Metodológicos.


Publicação complementar