Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa Industrial Anual - Empresa (PIA-Empresa)

Empresa - Brasil 1997/2000

Conceito das Variáveis Selecionadas

Pessoal Ocupado Total

Compreende a totalidade das pessoas ocupadas em 31/12 do ano de referência da pesquisa, com ou sem vínculo empregatício, remuneradas diretamente pela empresa. Foram consideradas as pessoas afastadas em gozo de férias, licenças, seguros por acidentes, etc. , mesmo que estes afastamentos não tenham sido superiores a 30 (trinta) dias

O pessoal está dividido em três categorias:

  • Presidente, Diretores, Proprietários ou Sócios com atividade na empresa.
  • Pessoal não ligado à produção.
  • Pessoal ligado à produção.

Salários, Retiradas e Outras Remunerações

Compreendem o total das importâncias pagas no ano a título de salários fixos, pró-labore, retiradas de sócios e proprietários, honorários, ajuda de custo, décimo terceiro salário, abono de férias, gratificações e participações nos lucros (quando não resultante de cláusula contratual).

Os salários foram registrados EM BRUTO, isto é, sem deduções das parcelas correspondentes às cotas de Previdência e Assistência Social (INSS), recolhimento de imposto de renda ou de consignação de interesse dos empregados (aluguel de casa, conta de cooperativa, etc.).

Não foram incluídas as diárias pagas a empregados em viagem, pagamentos a trabalhadores em domicílio, nem as participações ou comissões pagas a profissionais autônomos.

Receita Líquida de Vendas

Entende-se como Receita Líquida de Vendas da empresa a receita bruta proveniente da venda de produtos e serviços , da revenda de mercadorias mais crédito-prêmio de IPI deduzidos dos impostos incidentes sobre as vendas, ou seja, aqueles que guardam proporcionalidade com o preço de venda (ICMS, PIS/PASEP sobre faturamento, COFINS, etc.), IPI, vendas canceladas, abatimentos e descontos incondicionais.

Custos dos Produtos e Serviços Vendidos e das Mercadorias Revendidas

Compreendem a totalidade dos custos dos produtos e serviços vendidos mais os custos das mercadorias revendidas apropriados pela empresa e levados a resultado quando da apuração da Demonstração de Resultados.

Lucro Operacional Após Correção Monetária

Corresponde ao resultado contábil do exercício da empresa antes da participação de debenturistas e partes beneficiárias de diretores e empregados e contribuições para assistência ou previdência de empregados, da provisão para imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro da empresa (Lei 7689 de 15/12/1988).

Ativo Circulante Total

Corresponde aos bens, direitos e valores conversíveis monetariamente até o término do exercício seguinte, bem como as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte. O total do Ativo Circulante foi investigado em quatro grandes contas, a saber: Disponível - caixa, banco e aplicações financeiras de curto prazo; Clientes; Estoques e Outras Contas do Ativo Circulante.

Ativo Permanente Total

De acordo com o artigo 179 incisos III, IV, V da lei das S/A o Ativo Permanente é classificado em 3 (três) subgrupos e desta forma foi investigado:

  • Investimentos - São valores aplicados em caráter facultativo ou obrigatório, que em virtude de interesse próprio da empresa, ou de impedimento legal, deixam de ser convertidos monetariamente.
  • Imobilizado líquido - São valores aplicados em bens materiais e imateriais(bens de uso), destinados à consecução dos objetivos sociais da empresa.
  • Diferido - São classificadas as aplicações em despesas que contribuirão para a formação de mais de um exercício social.

Passivo Circulante Total

São as obrigações assumidas pela empresa que tiveram como prazo de vencimento o exercício seguinte ao encerramento do balanço. O total do Passivo Circulante foi investigado em quatro grandes contas, a saber: Fornecedores; Empréstimos e Financiamento em Moeda Nacional; Empréstimos e Financiamento em Moeda Estrangeira e Outras Contas do Passivo Circulante.

Resultados de Exercícios Futuros

São classificadas as despesas, os custos e receitas antecipadas que dependerão de um evento futuro para incorporar-se definitivamente ao resultado.

Patrimônio Líquido

É a parcela livre do patrimônio bruto (Ativo), pertencente aos proprietários da empresa, depois de deduzidos o montante das obrigações contraídas com terceiros.