Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa Industrial - Empresa 2015

Pesquisa Industrial - Empresa 2015

A Pesquisa Industrial Anual - Empresa, PIA-Empresa, tem por objetivo identificar as características estruturais básicas do segmento empresarial da atividade industrial no País. Seus resultados constituem referência para a análise das atividades que compõem este segmento e subsidiam o Sistema de Contas Nacionais nas estimativas de valor bruto da produção, consumo intermediário, composição do valor adicionado, formação de capital e pessoal ocupado.

Com esta publicação, o IBGE apresenta comentários analíticos sobre os resultados da pesquisa relativos a 2015, contemplando, entre outros aspectos, dados sobre pessoal ocupado, custos e despesas, gastos de pessoal, receitas, valor da produção e valor da transformação industrial, com base na Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0. A análise confronta os resultados da pesquisa entre 2014 e 2015 e está estruturada em duas partes – a primeira aborda o número de empresas, a receita das empresas industriais, e a estrutura dos custos e despesas e dos investimentos no ativo imobilizado, tendo a empresa como unidade de investigação, enquanto na segunda parte são apresentados os resultados setoriais e regionais da indústria brasileira, com foco na unidade local. Complementarmente, a publicação inclui notas técnicas com considerações metodológicas sobre a pesquisa.

As informações ora divulgadas também podem ser acessadas no portal do IBGE na Internet, que disponibiliza ainda o plano tabular completo da PIA-Empresa, por empresa e por Grandes Regiões e Unidades da Federação, bem como os resultados referentes às empresas com 30 ou mais pessoas ocupadas e/ou que auferiram receita bruta proveniente das vendas de produtos e serviços industriais superior a um determinado valor no ano anterior ao de referência da pesquisa. As informações para o período de 1996 a 2007 estão apresentadas na versão CNAE 1.0, e para o período de 2007 a 2015, na versão CNAE 2.0, o que amplia as possibilidades de exploração de seus resultados. Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Pesquisa industrial anual: empresa, da Série Relatórios Metodológicos.

O conjunto dessas informações constitui a mais completa fonte de estatísticas sobre o tema, fornecendo aos órgãos das esferas governamental e privada subsídios para o planejamento e a tomada de decisões, e, aos usuários em geral, elementos para estudos setoriais mais aprofundados.

Publicações complementares: