Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil

As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil - 2002



Esta publicação, em sua segunda edição, apresenta os resultados do estudo sobre as instituições privadas sem fins lucrativos atuantes no Brasil, realizado com base nos dados do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE do IBGE.

Resulta de parceria firmada pelo IBGE e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, com a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais - ABONG e o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas - GIFE.

Tendo como norte a construção de estatísticas comparáveis internacionalmente, apresenta uma proposta de classificação das Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos, assim denominadas as que atendem, simultaneamente, aos critérios de privadas, sem fins lucrativos, institucionalizadas, auto-administradas e voluntárias.

Descreve procedimentos metodológicos, com definição, classificação, e identificação dessas entidades, bem como resultados concernentes às suas características - quantitativo, localização, tempo de existência, porte, atividade desenvolvida, número de empregados e sua remuneração - além de informações analíticas de seu crescimento entre 1996 e 2002. Inclui um glossário com os termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados.

O conjunto dessas informações, disponível no CD-ROM que acompanha a publicação, fornece valiosa contribuição aos órgãos governamentais e às próprias instituições da sociedade civil para maior conhecimento do perfil, dimensão e dinâmica desse expressivo segmento do setor social.