Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa de Informações Básicas Estaduais

Pesquisa de Informações Básicas Estaduais

A Pesquisa de Informações Básicas Estaduais - ESTADIC efetua, periodicamente, um levantamento pormenorizado de informações sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas estaduais, em especial o governo do estado.

Acompanhando a trajetória da Pesquisa de Informações Básicas Municipais - MUNIC e na esteira do merecido reconhecimento e importância por ela alcançados, a ESTADIC foi realizada, pela primeira vez, em 2012, com o propósito de suprir a lacuna de estudos que focalizam as esferas estaduais, notadamente no que diz respeito às suas administrações. Seus indicadores oferecem elementos para análises sobre como são governadas as Unidades da Federação e como são definidas e implementadas as políticas públicas nessa esfera.

A partir do ano de referência de 2014, as publicações de resultados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais - MUNIC e da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais - ESTADIC foram reunidas em um único volume, uma vez que parte dos temas investigados é comum a ambas, potencializando, assim, as possibilidades de análises sob uma perspectiva federativa. As bases de dados das pesquisas, porém, permanecem sendo disponibilizadas de forma independente.