Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English
A- A+

Economia Informal Urbana

Economia Informal Urbana - 2003

Apresenta os resultados da pesquisa sobre a situação dos pequenos empreendimentos não-agrícolas, em especial aqueles pertencentes ao setor informal relativos aos proprietários, abrangendo informações sobre investimentos, receitas, despesas e lucro médio das empresas do setor informal, características das pessoas ocupadas, como sexo, idade, nível de instrução, vínculo de trabalho e posição na ocupação, além de aspectos relacionados à regularização do negócio, acesso a serviços não-financeiros e crédito. Os resultados, obtidos através do suplemento Pequenos Empreendimentos, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, são apresentados para o conjunto do Brasil.

A publicação inclui, ainda, breve descrição da pesquisa, informações metodológicas, análise dos resultados, além de glossário com os termos e conceitos considerados relevantes.

O CD-ROM que acompanha a publicação contém, além das informações do volume impresso, os resultados para grandes regiões, unidades da federação, regiões metropolitanas selecionadas e Distrito Federal.

As informações geradas pela pesquisa Economia Informal Urbana permitem o conhecimento mais aprofundado do papel e dimensão do setor informal na economia brasileira, contribuindo para o estudo e planejamento do desenvolvimento socioeconômico do País.