Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
  Contas Regionais do Brasil - 2000

O IBGE, em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e a Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA, dá continuidade ao projeto das Contas Regionais do Brasil, com a divulgação dos resultados relativos ao ano de 2000.

Esta publicação reúne informações sobre a evolução do Produto Interno Bruto de cada unidade da federação, calculado a partir de estatísticas sobre o valor anual da produção, consumo intermediário e valor adicionado de cada atividade econômica, de acordo com a metodologia também utilizada para o cálculo das Contas Nacionais.

Apresenta, também, indicadores de crescimento do volume de produção anual de cada atividade econômica e os respectivos índices anuais de preços dos bens e serviços produzidos e dos principais insumos consumidos. Estes dados permitem estimar o valor adicionado anual, por atividade, expresso em valor corrente e constante, o Produto Interno Bruto, avaliado ao preço de mercado de cada unidade da federação, e o PIB per capita em cada uma dessas áreas geográficas.

Essas informações também estão disponíveis em CD-ROM, com resultados para o período 1985-2000 por unidades da federação.

O conjunto desses indicadores possibilita às empresas, governos e estudiosos efetuar análises sobre a capacidade competitiva das economias estaduais e a composição setorial e regional do Produto Interno Bruto do Brasil.

Tabelas

Tabela 1 - Composição do produto interno bruto do Brasil, a preço de mercado corrente 1985 - 2000

Tabela 2 - Produto interno bruto do Brasil a preço de mercado corrente, por Grandes Regiões e Unidades da Federação - 1997-2000

Tabela 3 - Produto Interno Bruto per capita do Brasil, por Grandes Regiões e Unidades da Federação - 1997-2000

Tabela 4 - População do Brasil, por Grandes Regiões e Unidades da Federação - 1997-2000

Tabela 5 - Participação das Grandes Regiões e Unidades da Federação no produto interno bruto do Brasil a preço de mercado corrente - 1997-2000

Tabela 6 - Evolução do volume do valor adicionado a preço básico das Grandes Regiões e Unidades da Federação, acumulado por ano, por atividade econômica - 1997-2000
  (Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisa, Departamento de Contas Nacionais, Contas Regionais do Brasil 1997 - 2000.
  Nota: Base: 1985 = 100.)


(arquivos em PDF - dowload para Acrobat Reader)

A Instituição | Locais de Atendimento | Estatísticas do Site | Prestação de Contas | Editais e Licitações