Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English
A- A+

Sistema de Contas Nacionais

Sistema de Contas Nacionais - Brasil 2010-2014 - referência 2010

O Sistema de Contas Nacionais apresenta informações sobre a geração, a distribuição e o uso da renda no País. Há também dados sobre a acumulação de ativos não financeiros, patrimônio financeiro e sobre as relações entre a economia nacional e o resto do mundo. Com o lançamento da presente publicação, o IBGE dá prosseguimento à divulgação dos resultados do Sistema de Contas Nacionais - referência 2010, contemplando, nesta edição, os dados referentes a 2014 e, em caráter excepcional, a revisão de alguns resultados das séries de 2010 a 2013, cujas alterações, motivadas por ajustes metodológicos, entre outros fatores, encontram-se detalhadas em tópico próprio.

A Tabela de Recursos e Usos contém os resultados, a preços correntes e a preços constantes do ano anterior, e mostra os fluxos de oferta e demanda dos bens e serviços e, também, a geração da renda e do emprego em cada atividade econômica. As Contas Econômicas Integradas, núcleo central do Sistema, oferecem uma visão do conjunto da economia, descrevendo, para cada setor institucional, seus fenômenos essenciais – produção, consumo, acumulação e patrimônio – e suas inter-relações no período considerado. As tabelas sinóticas reúnem as principais grandezas calculadas no Sistema de Contas Nacionais e permitem identificar, para cada ano, o Produto Interno Bruto - PIB; a composição da oferta e da demanda agregada; a geração, a distribuição e o uso da renda nacional; a acumulação de capital; a capacidade ou necessidade de financiamento; as transações correntes com o resto do mundo; a renda per capita; a evolução da carga tributária; a desagregação das empresas não financeiras, por origem de capital, privado e público; e a desagregação do setor público e privado, para alguns agregados, entre outras informações da economia brasileira.

Nesta publicação, destacam-se, ainda, as séries históricas das taxas de crescimento do PIB para o período de 1951 a 2014. Um glossário, ao final, registra os termos e conceitos considerados relevantes.

As informações da série do Sistema de Contas Nacionais - referência 2010 estão apresentadas segundo uma nova classificação de produtos e atividades integrada com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0.

O conjunto desses resultados, incluindo a série completa do Sistema desde 2000, está disponível no portal do IBGE na Internet. Nele, também podem ser obtidas informações sobre os critérios metodológicos adotados na nova série, cuja elaboração, em conformidade com o manual System of national accounts 2008, SNA 2008, reflete o compromisso do IBGE com a sistemática de revisões periódicas do Sistema de Contas Nacionais, conforme preconizam as recomendações internacionais.